segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Europirando

Chegamos à Europa!!! Sim e agora? Basicamente até então havíamos nos preparado de alguma forma para cada etapa da viagem, menos para cá. Também não tinha como né, a final quando começamos nossa aventura pelos quatro cantos do mundo esse momento estava tão distante... e não é que ele chegou.

Tivemos uma passagem pelo Reino Unido anteriormente, mas foi devido a uma escala para chegar ao Egito, só que dessa vez é pra valer. Hora de preparar o bolso e se proteger do frio para encarar o velho continente. Primeira grande pergunta: como se locomover entre as cidades e países? Todo mundo sabe que existem vôos super baratos dentro da Europa, mas é uma questão de sorte ou de antecedência para comprá-los fora que a taxa de embarque às vezes surpreende.

Sem esquecer que vôo polui demais e por este ano já esgotamos nosso limite, ficamos entre viajar de trem uma opção muito confortável ou de ônibus que custa a metade do preço. Adivinha qual foi nossa decisão? Compramos um bilhete promocional chamado Europass, que dá direito a um mês viajando de ônibus entre as principais cidades européias.

O preço 300 Euros foi bem salgado, porém o mais barato que conseguimos, infelizmente temos mais que 26 anos (quem é jovenzinho consegue um bom desconto), um bilhete equivalente de trem custa o dobro. E foi assim que saímos bem loucos Europa a fora. Sem destino certo, sempre escolhendo nossa próxima parada quando chegávamos a uma nova cidade. É porque o tíquete funciona assim. Só se pode marcar o próximo percurso uma vez tendo chegado ao lugar de onde se pretende partir, capiche? Felizmente dentro do couchsurfing (aquele esquema de hospedagem voluntária que utilizamos) há comunidades de “last minute requests”.

Um tipo de socorro de última hora para viajantes sem teto e sem rumo e graças a isso evitamos ir completamente à falência pagando diárias altíssimas em albergues. Salvando nossos preciosos Euros para um cineminha, uma cervejinha, essas coisas que a gente gosta né. Fora que ficar na casa das pessoas é o que há, sempre aprendemos um monte de coisas, trocamos músicas, idéias, experiências, é sempre bom. Aqueles que nos acompanham sabem que já filamos o sofá de jovens, coroas, famílias e todo tipo de pessoas que se possa imaginar.

Nossa primeira parada de volta à Europa foi em Madri, Juan nosso couchsurfer nos levou para uma noite de bike na cidade. Primeiro paramos em um bar onde se pede uma cerveja e se ganha de graça um prato de paella, dá pra acreditar?

Depois saímos para conhecer dois squats onde rolam altos projetos sociais, entre eles aulas de idiomas, creche, oficina de bicicleta, tudo gratuito, agora o melhor foi a loja de roupas, loja não, não sei nem como chamar... parece loja mas é só pegar, não precisa pagar. Bom pra nós que nos equipamos e ficamos prontos pra enfrentar o frio que nos aguarda.

Madri é belíssima, como de costume andamos por tudo, daqui pra frente, porém não vai dar pra caracterizar como de costume o nosso dia-a-dia na maioria das cidades européias. Primeiro porque foi muito corrido, em média a cada dois dias enfrentávamos uma noite sentadinhos num ônibus noturno, segundo porque na Europa visitamos muitos prédios e museus e se começarmos a descrever arquitetura e obras de arte aqui nossos leitores vão dormir certamente.

Agora sem brincadeira visitamos lugares incríveis, museus inacreditáveis, aprendemos sobre arte e experimentamos o gostinho de uma sociedade em que a maioria das coisas funciona e em geral (via de regra não significa 100% das vezes) constatamos que o calor humano (do sul) é inversamente proporcional à organização e ordem (do norte). Os detalhes dessa vez a gente conta pessoalmente ou individualmente, temos países para colocar em dia com o blog e a Europa comparada com o que a gente já encarou é uma moleza.

Então com vocês na ordem louca em que a gente fez, só pra registrar lá vai: depois de Madrid a famosa e bela Barcelona dos prédios de Gaudí. Aline fazendo pose é claro na frente da La Pedrera e da Casa Batlló a qual visitamos por dentro (vale a pena!!!), La Sagrada Familia, o centro, Las Ramblas, o Parc Guell, a Barceloneta, o Port Vell.

A cidade é realmente linda e viva em cores, formas e pessoas. Lá nos encontramos novamente com o Diego que foi com o Preto assistir a um jogo do Barcelona. Enquanto os guris se divertiam no estádio eu corria para tentar colocar o blog em dia. E lá vamos nós!!

Uma parada em Marseille, no sul da França, onde fica o famoso Castelo Château d’If em que se passa a história do Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas (quem gosta de ler leia quem gosta de ver veja, há inúmeras versões em filmes). De lá para Roma, sim, mega jornada, bunda quadrada, horas e horas de busão para enfim a recompensa. Ah, nada como matar a fome comendo um sanduíche de 3 Euros na frente do Coliseu né. O contraste das ruínas com os prédios coladinhos e ruas estreitas tem seu charme.


Roma por si só já é fantástica, porém não esqueçamos do Vaticano.O menor país do mundo, com seu dinheiro, correio, tudo local. A Basílica de São Pedro com a Pietá de Michelangelo é ponto alto certo e o Museu do Vaticano é imperdível, mesmo quem não se interessa por arte, quem está com pressa ou sem grana, dá um jeito e vai. Vale a pena dar uma olhadinha no teto da Capela Cistina e em todo resto (Venus de Milo, pinturas do Rafael,...).


De Roma para Paris acreditem numa só viagem, haja vontade. A cidade das luzes, do Louvre, Do Arco do Triunfo de Napoleão, da Torre Eiffel, da Champs-Élysées, da Bastilha, Da Catedral de Notre Dame, do Rio Sena, da Amélie Poulain, da Carla Bruni, onde as pessoas falam lindamente apesar de falarem pouco com você.

Para nós foi muito corrido, ficamos hospedados na casa da Donna que morava um pouquinho afastada da cidade e acabamos perdendo um bom tempo nesse trajeto. Três dias passaram voando e não foram nem perto de suficientes, mesmo assim nossos olhinhos brilharam com cada coisa que vimos. A Torre pela qual todo mundo pergunta sim achamos linda (apesar de saber que há quem não ache), o Louvre, vishhhh, em seis horas vimos correndo pouco mais da metade e a Monalisa sim ela está sorrindo, mas só quando olha diretamente pra você.

Em Bruxelas um momento especial, nos encontramos com o Benjamim, Lawrence e Essinam, os primeiros gringos que hospedamos no Brasil quando morávamos em Natal e havíamos acabado de descobrir o couchsurfing.

Eles que na época viajavam há mais de um ano pela América do Sul com certeza foram um incentivo para que começássemos a planejar nossa jornada. Dessa vez eles que nos hospedaram e nos apresentaram a grande variedade de cervejas belgas bem como as deliciosas comidas locais. Da Bélgica diretamente para Holanda, enfim a vez de Amsterdam cidade que habitava nossa curiosidade desde sempre.

Não tem como escapar, todo mundo que chega vai parar direto lá, no “distrito da luz vermelha” traduzindo ao pé da letra. Entre as ruas repletas de bares e coffee shops (que vendem maconha legalmente) há inúmeras vitrines ou janelas de prostitutas com os mais diversos estilos. Loira sarada, quarentona, gordinha, fashion, brega, e algumas tão turbinadas e produzidas que com certeza devem ser super estrelas do mundo pornô.

A primeira vista a cidade parece meio temática até, tipo a Disney do sexo e das drogas, um tanto turística e comercial demais inclusive. Acontece que saindo um pouquinho dali, de preferência a bordo de uma bike local para entrar no clima talvez não exista cidade européia mais encantadora que Amsterdam.

A estrutura é toda circular, o calçamento e calçadas se confundem, os canais estão por toda parte e as casas barco dão um toque especial.

Os prédios têm a fachada reta e lisa, mas quando vistos a certa distância percebe-se que são todos irregulares (bem tortos mesmo). Tivemos um dia muito frio e nublado e outro muito úmido com uma chuvinha que às vezes virava neve, mas mesmo assim quase congelando não sossegamos, andamos por tudo e amamos Amsterdam. E aí, sentiu o ritmo? Então respira fundo que em poucos dias tem um novo post com o mesmo gás.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi europirados!!!! Bom ter notícias de vcs de novo!! Curtidas e curtidas né? Qdo vcs chegam??? Bj gde

Leonardo Rios disse...

Salve Salve! Europirando é boa! Abraços!

Anônimo disse...

Ei guris,
Que legal terem chegado a Europa com muito gás, heim? Esperamos mais notícias, ok?
Um big abraço e pé na estrada.

Mari Mendoza disse...

Adoreiii esse post! Me deixou ainda mais ansiosa pela minha viagem. Paris, Madrid, Barcelona, Bruxelas, Amsterdam... estarei vivenciando tudo isso em fevereiro!! As fotos estão demais e já anotei algumas dicas de vocês. Aguardo agora os próximos relatos... Beijos!!!

Brasil na Italia disse...

Acabo de conhecer o blog de vocês e adorei. Parabéns pela aventura!

D. disse...

Ola, conheci o blog de vcs pela dica do blog Brasil na italia. Dei uma lida geral no blog de vcs, poxa, mt legal essa aventura, q loucura!
Fiquei pensando nas coisas basicas tipo, como vcs lavam suas roupas? Enfim, tem q ter coragem.
Parabés!

Paula Bicudo disse...

Augusto/Aline,
Pirei no blog de vocês; estou adorando a viagem e tomei a liberdade de citar o blog de vcs no meu:http://blogs.abril.com.br/bigtrip/2009/01/volta-ao-mundo-rwt.html
Parabéns pelo blog e pela viagem...
Paula

Anônimo disse...

Oi amigos abandonei vcs por um tempo,mas hoje deu p ver!! Ahhhh europaaaaaaaa, tantos lugares que passei tbem, adorei rever!!
Bom final de viagem, beijos!!

Anônimo disse...

Ops não assinei, sabem quem é??
Euzinha, Ca Santos!!!!!

Daniel Conceição disse...

Olá!

Também tenho um blog de viagem (na verdade 2!).

Gostei muito do de vcs.
Vou adicionar o link lá no meu.

Continuem a bela jornada!

Abraços,
Daniel

Anônimo disse...

nice to hear that ure doing well all over europe :)
greetings from berlin
and keep on keeping on :)

Unknown disse...

Oi Aline e Augusto,
já tinha lido o post de vcs pela Europa mas não tinha tido tempo de comentar...agora pra vcs não tem nem mais perrengues...já passaram por Ásia...África viajando...Europa tiramn de letra!
As fotos continuam lindas e conseguimos ver a alegria em vocês.
Sabe que vendo umas coisas de viagem me deparei com um monte de gente divulgando o blog de vcs...é...tão famosos!
Uma sugestão é colocar no roteiro também o nome dos países que foram na Europa.

Augusto Cavalcanti e Aline Grill disse...

Oi oi!!!
Nanda, Leo, Thiers, Mari, Camila, valeu pela força de sempre.

Pessoal que descobriu o blog agora, sejam bem vindos. Ficamos muito contentes com os comentarios e em saber que estão nos acompanhando e divulgando a nossa viagem e nosso registro. Esperamos poder ajudar outros viajantes e incentivar qualquer um que tenha coragem de arriscar o concreto e seguro para realizar um sonho.

Hey Arno, nice to hear from you. Keep on touch!

Augusto Cavalcanti e Aline Grill disse...

Ah, esquecemos de responder sobre as roupas... nos tempos de Asia era muito facil, todo lugar tinha lavanderias bem baratinhas. Em geral roupas pequenas a gente sempre lava a mao no banho e agora na Europa em geral lavamos na casa das pessoas que nos hospedam, sem problemas.