domingo, 4 de janeiro de 2009

E no meio está a Turquia

Feliz Ano Novo pro mundo todo. A viagem começou em 2008, mas continua em 2009, para quem acha que já está de bom tamanho saiba que ainda tem muita estrada pela frente. No mais não se preocupem que conosco está tudo bem, como aconteceu na China que nos escapamos por pouco do terremoto dessa vez escapamos a tempo também dos atentados em Israel ou Palestina, uma sorte que muita gente infelizmente não teve.

Nossos caminhos seguiram em direção à tão esperada Turquia e a primeira parada foi em Istambul, uma cidade bastante mística na nossa imaginação. Desde os tempos do colégio em que todo mundo estuda a grande porta de entrada para a Ásia, sultões e haréns, Bizâncio que vira Constantinopla e finalmente Istambul.

A invasão pelos turcos otomanos marcando o fim da Idade Média na Europa e o domínio islâmico na região. Se me perguntassem (Aline) antes do início da viagem qual a cidade que mais me despertava curiosidade provavelmente Istambul fosse a resposta. Talvez por isso (quanta expectativa mesmo que inconsciente) é que nossa primeira reação ao chegar lá foi a de “ah, eu esperava mais”.

Não dá pra esquecer que antes da Turquia já havíamos passado pela Índia (Ásia de fato) e países árabes. Sendo assim as características asiáticas “lights” de Istambul não nos impressionaram logo de cara, além do que o islã da Turquia bem como o povo de lá não tem nada a ver com os árabes aos quais estávamos acostumados.

Parece fácil, mas não é. De alguma forma nosso cérebro estava programado para conectar muçulmano com árabe e até conseguir parar com isso, identificar quem é turco, suas roupas, seu estilo de vida, sua dinâmica social levou um certo tempo. Mas depois que caiu a ficha, só foi, e daí sim conseguimos entender e apreciar mais a gigantesca Istambul e o restante da Turquia que conhecemos.

O Estreito de Bósforo divide ao meio a cidade de quase 20 milhões de habitantes. Ao leste fica a parte asiática e a oeste a parte européia, se bem que hoje o país todo pode ser considerado parte da União Européia. Processo polêmico e controverso, o Euro ainda não está em vigor, alguns países foram radicalmente contra a inclusão da Turquia, mas mesmo assim ela foi aprovada.

Ficamos hospedados no apartamento de uma família. Um casal com um filho mais ou menos da nossa idade. Todos gente finíssima, do bem. Mesmo falando pouco inglês o casal nos levou para passear de carro até a parte mais alta da cidade, nos prepararam um café da manhã tipicamente turco e foram muito atenciosos.

Na casa tudo no estilo ao qual estamos acostumados, só depois de muito tempo é que fomos descobrir que a família era muçulmana. Ela e a maioria das outras. Foi bom para abrir nossa cabeça e aprender a desvincular a imagem muçulmana de extremista. Nas ruas de Istambul muita diversidade, de especiarias e sheeshas passando por Mc Donalds e lojas da Gucci e Chanel.

Muçulmanas muito bem vestidas, com botas e casacos da moda, mas a maioria ainda assim com a cabeça coberta. Mesquitas, inúmeras, por toda parte. A principal e mais famosa delas, chamada Mesquita Azul fica na praça Sultanahmet de frente para a Igreja Católica Aya Sofya (cor de rosa). A arquitetura das duas é parecidíssima e até engraçado ver como as duas se opõem, mas não tem jeito, o islamismo por aqui é soberano.

Um dos ícones da cidade é o Topkapi Palace, um gigantesco complexo de prédios e jardins que servia de palácio para Sultões desde o século XV. Só o harém tem mais de 400 quartos, mas dizem que nem todas que moravam lá eram mulheres do sultão, tinha avó, prima, cunhada essas coisas. Mesmo assim digamos que monogamia não era o forte dos homens naquela época.

Saímos de Istambul e nos embrenhamos pelo interior do país até uma região conhecida como Cappadoccia. Um lugar que de tão diferente e especial pode ser considerado até encantado.

Goreme foi a nossa base, cidade construída entre as formações únicas e típicas da região. Quase todas as casas são dentro de cavernas e pela volta os mais belos e inacreditáveis vales que se possa esperar.

Fizemos várias trilhas passando por rochas que se pareciam com cogumelos, merengues, e... bem... daí vai da imaginação de cada um, mas que algumas tinham formas bem fálicas isso tinham.


Pelo caminho diversos tipos de uvas bem docinhas, já que a região é produtora de vinho, delícia. A natureza tem seu crédito por se apresentar assim, mas as pessoas que moram ali colaboram para fazer da Capadoccia um dos lugares mais incríveis em que já estivemos.

Nas redondezas existem duas cidades subterrâneas, cidades mesmo, enormes, que serviam de refúgio nas épocas de guerra. Foram dias mágicos, o frio começou a se apresentar e toda noite nos aquecíamos na beira do fogão à lenha comendo castanhas e tomando vinho. Preparação para encarar o frio de verdade que nos aguarda. Início do Inverno no hemisfério norte e a gente seguindo rumo à Europa de fato.

9 comentários:

Leonardo Rios disse...

Depois de um 2008 sensacional como o que vocês tiveram, espero que o 2009 seja melhor ainda!! Show de bola a Turquia!! Abraços!

Unknown disse...

Aline e Augusto,

desde que colocaram o link do blog no Viaje na Viagem que tenho tentado ler...fui lendo aos poucos e hoje finalmente consegui chegar. E cheguei justamente no meu sonho de consumo...Turquia! Fiquei um pouco triste de vocês não amarem...

Estou amando a viagem de vocês!!! Mesmo!!! Estão mostrando lugares incríveis e dessa forma tão espontânea e sincera.

O jeito que vocês falaram do Japão foi tão lindo que me deu vontade de ir na hora. Outros países que entraram na minha listinha foram Laos e Nepal (Tailândia já estava mas me deu ainda mais vontade de ir). O Egito que tenho tanta vontade de conhecer, vocês mostraram um alem-Cairo tão legal...

Viagem de volta ao mundo é realmente um sonho e fico tão feliz quando vejo pessoas com quem me identifico fazendo...parece até viável...e é né...Parabéns por conseguirem realizar um sonho. E nossa vocês são bem corajosos, dá para perceber.

Ah...e.as fotos...lindas lindas...algumas maravilhosas!!! E Aline, não entendo como você consegue sair bem e com esse sorrisão no rosto mesmo falando que está tão cansada...que energia!

Feliz 2009 com mais viagens para vocês e a gente acompanha daqui.

Paulo Jubilut disse...

Maravilha de trip Augusto. Me diga uma coisa, quando vc estara na Africa do Sul...

Abracao

MAlix disse...

Aline e Augusto,recém tomei contato com o blog,pretendo resgatá-lo aos poucos...maravilha o passeio de sonho que estão fazendo!Continuem curtindo e mandando, de uma forma agradabillíssima, sua avaliação para a gente.Um beijo grande da MAlix

Carolina Rosa disse...

Acabo de conhecer o blog de vocês e eu simplesmente adoraria fazer essa viagem. Planejo minha primeira mochila e pretendo escrever e escrever!

boa viagem aos dois!
continuem à fotografar

Anônimo disse...

Vim aqui dar uma olhada pra ver se chegaram a escutar umas Darbukas e uns Zarb`s, sem contar os instrumentos de sopro com as características atonais, a preencher os ouvidos!! Eu piro na musicalidade desse povo.

Coisas lindas pra vocês! Saudades...

Arnaldinho

Dentro da Bota disse...

Ola...
Passando para conhecer o Blog...
Se passarem por roma... avisem....
Abraços..

gioconda, roma

Anônimo disse...

Ola, muito legal o blog de voces.

Eu estou planejando fazer o mesmo, viajar ao redor do mundo.

Porem estou cheio de duvidas a respeito. Estou planejando viajar de aviao para cada Pais, e nao sei como irei entrar no Pais, pois geralmente eles pedem um roteiro do turista nao eh mesmo? Nao sei ao certo pois nunca viajei pra fora do Brasil.

Se pudesse me responder via e-mail, ficaria muito agradecido!!

felipeletsgo@gmail.com

Augusto Cavalcanti e Aline Grill disse...

Oi gente, feliz ano novo para todos. Respondendo aos comentarios:

Leo, valeu mesmo. Tudo de bom pra ti tambem especialmente na India que te aguarda.

Carla, ficamos emocionados com o seu comentario. Tem vezes que a gente fica ate meio desmotivado para continuar mantendo o blog, que da um trabalhao...mas quando acontece algo assim è uma verdadeira injecao de energia. Quanto a Turquia, a gente tambem amou, so que demorou um tempinho pra perceber isso.

Paulo, valeu pela forca, mas se voce der uma olhada no blog ja passamos pela Africa do Sul.

Malix, Carolina e Dentro da Bota, bem vindas ao blog e obrigado pelo incentivo.

Felipe, muita calma nessa hora. Pelo que vimos voce esta como iniciamos planejar a viagem, perdido. No primeiro post do blog tem algumas dicas e sites que voce pode se informar melhor. Repense sobre viajar apenas de aviao, em geral è mais caro e voce vai deixar de conhecer muito dos lugares, alem de poluir mais. Onibus, trem, barco, caronas, caminhadas, tambem nos locomovem pelos mais belos caminhos e nos deixam cheios de historias para contar. Qualquer coisa o email do blog è giramundo@yahoo.com.br


Arnaldinho amigo velho, coisa boa ouvir de ti por aqui. Escutamos sim algumas coisas da musica turca e ate gravamos um pouco, mas com certeza seria melhor com seus ouvidos por perto. *Feliz aniversario*

Valeu pessoal.