sábado, 29 de março de 2008

Bem-vindos à Austrália

Olá Austrália! Depois de uma noite dormida no aeroporto para esperar o vôo que saiu na madrugada e mais algumas horinhas pra sobrevoar o mar da Tasmânia, chegamos ao nosso destino: Sydney. Deixamos nossas coisas no albergue, onde conseguimos uma revistinha com vários vales-cerveja e saímos para descobrir a cidade.

O percurso da nossa caminhada foi o das cervejas, é claro, que era basicamente pelos principais pontos turísticos. Ah, finalmente, depois de duas semanas secos na Nova Zelândia umas cervejinhas de graça desceram redondo.

O melhor é que era San Patrick’s Day e em vários bares haviam descendentes de irlandeses fantasiados, em cada esquina uma festa. Tá certo que de irlandês a gente não tem nada, mas participamos de várias.

Ainda deu tempo pra ver o anoitecer na famosa Opera House, que realmente é linda e enorme, estava toda iluminada, cheia de gente. De lá para o albergue onde finalmente teríamos o nosso merecido descanso em caminhas confortáveis. Acontece que tinha um carinha muito fedido lá dentro, quando a gente chegou de manhã o cara estava lá, quando voltamos, ele continuava na mesma posição, só o fedor que mudou, nesse caso aumentou. Mudamos de quarto e agora sim, uma boa noite de sono.
Do gelo da Nova Zelândia para o verão australiano. Dia para conhecer Bondi Beach, uma das praias de Sidney. Muita gente bonita, jovens, top less e surf. Sim, uma praia legal, com seu estilo, mas estava faltando emoção.
A solução foi o Royal Botanic Gardens, um parque tipo um jardim botânico no meio da cidade. Lindo, plantas de todos os lugares do mundo, tudo cuidado, colorido, com uma vista incrível da Harbour Bridge e Opera House.

O Preto se fissurou nos morcegos gigantes que eles chamam de flying foxes (raposas voadoras). Os galhos de quase todas as árvores ficam repletos desses bichos, quando chega o anoitecer eles saem em debandada para se alimentar e o céu fica coberto de morcegos.

O parque também tem várias outros bichos, em especial essas cacatuas que se aproximam procurando comida e pousam na galera, com isso dá pra ganhar um cafuné de cacatua ou um bom beliscão na orelha. Mas até o beliscão vale a pena porque elas são lindas e não é todo dia que uma cacatua selvagem pousa na nossa cabeça.

Nosso terceiro dia foi dedicado ao Darlig Harbour que é uma espécie de cais com várias atrações e ao Aquário de Sydney. Um bom lugar para se visitar, principalmente depois de conhecer o Aquário de Natal, onde os bichos ficam nuns tanques minúsculos. Aqui todos têm um bom espaço, são bem cuidados, dá pra ter uma idéia da vida marinha da Austrália. Espaços que reconstituem a grande barreira de corais, tanques com tubarões, tartarugas, crocodilos e os mais diversos peixes.

O que realmente impressiona em Sydney é a variedade de origens das pessoas. Tá certo que o Brasil é uma mistura também, mas no nosso país a miscigenação é grande. Aqui dá pra ver claramente de onde cada pessoa é. Os grupos são bem definidos e cada um continua seguindo seus costumes, sua moda, ou tentando fazer isso. Se ao atravessar uma grande avenida no centro você olhar com atenção para os dois lados com certeza verá um egípcio, um israelense, uma mulher de burca, uma indiana típica, vários asiáticos com diferentes estilos, europeus e alguns perdidos como nós. Somente negros não são tão comuns, mas também estão presentes. Ainda não vimos os aborígenes, um tanto estranho ver tanta gente de todos os lugares de mundo, menos os que originalmente deveriam estar aqui.

A Austrália é um país caro, mais caro que a Nova Zelândia, fast food aqui é sushi, ainda bem, pois temos comido vários. Alugar carro aqui nem pensar, caríssimo. A solução para subir até Cairns pela costa leste do país que é o nosso roteiro foi o bom e velho ônibus.

A primeira parada depois de Sydney foi em Port Macquarie. Uma cidade de praia, onde deságua um rio, os molhes são todos pintados e se você tiver tinta pode pintar sua própria pedra.

A cidade tem um hospital de Coalas todo equipado, atende principalmente queimados, atropelados ou com alguma infecção. A Aline se emocionou e quase ficou por lá para ser uma médica de coalas.

Em Port Macquarie ficamos hospedados na casa do Anthony, um cara que já comprou vários bilhetes de volta ao mundo como o nosso. Morou um bom tempo no Japão e hoje voltou pra ficar perto da família. Hospedagem 5 estrelas. Ele foi o segundo Djésus da nossa viagem, a primeira foi a Valeska no Chile (DJÉSUS = Jesus, aquele que veio ao mundo para nos salvar, daqui pra frente vamos nos referir assim aos nossos salvadores). Ficamos num quarto só pra nós, com banheira e tudo do bom e do melhor. Na última noite um jantar com um vinho muito bom, tão bom que a Aline se passou e acabamos perdendo o ônibus para Byron Bay. Aproveitamos o dia de ressaca para descansar, escrever o blogger e participar da festa de 98 anos do avô do Anthony.

Chegamos em Byron Bay às 4:00 da manhã. A cidade é famosa por ser um lugar alternativo, com vários artistas, músicos e surfistas. Normalmente já é muito badalada, mas em especial nesse final de semana estava lotada por causa do East Coast International Blues & Roots Music Festival, que acontece todos os anos durante a Páscoa. Não havia vaga em lugar nenhum.

Esperamos o sol nascer na praia e já estávamos quase desistindo de ficar lá quando encontramos Sally, nossa terceira Djésus. Ela conseguiu um lugar num camping e uma lona pra cobrir a nossa barraca furada. Uma vez devidamente instalados, era hora de conferir a tão excêntrica Byron Bay. Um dos melhores lugares para o surf na Austrália, com praias lindas e uma atmosfera meio psicodélica, misturando vários estilos malucos de ser. Vários mesmo.

Em geral albergues e tudo que diz respeito a mochileiros são chamados de backbackers. Então, por todos os lugares por onde passamos existe uma grande infraestrutura e comércio destinados a isso. Uma verdadeira máfia dos backpackers. No final do nosso dia de Páscoa em Byron Bay estávamos famintos voltando para nossa barraquinha e uma turma de evangélicos estava monopolizando a praça, pregando e distribuindo lanches e bíblias para backpackers. Dá para acreditar? Até isso eles fazem, “The Backpacker’s Bible”.
Para finalizar nossa estadia em Byron fomos acordados de madrugada por uma algazarra animal. Muito barulho, dava até medo, não sabíamos que bichos eram, se os morcegos ou o próprio Batman. Mas que estavam enlouquecidos e pertinho da nossa barraca eles estavam. Adeus New South Wales, próxima parada Gold Coast.

Unknown disse...

Sempre acreditei que existe inveja boa. Acho que é o que eu estou sentindo. Queria muito que fosse eu (e por causa de vocês, a chance vem crescendo a cada dia), mas estou muito feliz que sejam vocês. Inclusive acho que vocês estão aproveitando mais do que eu faria, então, por enquanto, vocês podem continuar por aí passeando :)

É bem legal ver o sorriso na cara de vocês. Mesmo eu não conhecendo a Aline ao vivo, já me sinto à vontade de querer ver as fotos dela se divertindo. As do Augusto, nem se fala.

Mais do que falar, acho que sentir é mais importante. E como já disse, estou me sentindo muito feliz por vocês.
Abraço.

Eai crazy backpackers!!!
Adorei ver as fotos e saber que a viagem está sendo bárbara! Vi que estiveram na Australia (ou ainda estão..) e imagino que estejam ainda na east coast. Bom, como estive por ai por um bom tempo, sugiro que vcs visitem NIMBIM, uma cidadezinha de uma quadra que tem como tema principal a cannabis sativa! Em maio rola um festival chamado Mardi Grass, eh uma loucura! Já em queensland tem o currumbim rock pool, onde rolam cachoeiras e tobogas naturais em plena mata! Tem que ir!
Os parques temáticos, apesar de lembrarem a disney valem a pena tb! Se puderem visitem o Wet White World, que pertence ao Movie World! Não deixem de experimentar tb a carne de canguru, que tem gosto forte mas rende um carreteiro show de bola!!! Alem de ser mais barato que a caríssima carne de res ou frango! Em coolangatha eh show tb, onde a etapa do wct rola na praia de Snapper Rocks! Eu morei em Burleigh Heads, uma cidade-praia que fica ao longo da gold coast highway! Na west coast sugiro que visitem Margaret River, mais especificadamente a praia de Yallingup. Essa praia foi a que eu mais gostei da Australia, ondas gigantes e um visual de filme!! Próximo a essa praia tem um lugar chamado Gracetown, onde tem um camping que é visitado por cangurus selvagens, dá para ve-los passar em manadas a noite e eh muito loko!
Buenas... msm eu dando esses toks acho que o melhor de uma viagem como essa eh sem dúvida o inesperado e o não planejado!
Continuo acompanhando a viagem e mandando good vibrations!
P.s. - Quando forem para os países asiáticos, me mandem um contato que tenho boas dicas (indonesia e tailandia).

Um abração!
Dani Webber

Anônimo disse...

Genteeeeeeeeeee... tô me sentindo praticamente um daqueles seres da Terra Média ... kkkkk... o bacana é que os comentários que vcs postam aqui nos remetem a viajar um pouco pra cada canto do mundo tb!!! Que massa!!! Fico muito feliz de saber que está dando tudo certo e esero que nos momentos mais complicados sempre apareça um Djésus para dar uma ajudada!!!
Bjão e saudades!!!
PS: a Cidade do Sol não é mais do do Sol... agora é da chuva!!!!Cidade do Sol
Déia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bizu, te prepara, organiza as coisas, monta o teu roteiro (que 'e bem foda decidir pra onde ir). Junta uma grana e vai!!! A gente t'a gastando uma grana nos primeiros 2 meses, mas na Asia vai ser bem pouco e como tu tem passaporte italiano arruma um trampo facil facil e ganhando bem por la' pra continuar a viagem.
e...tchau.

erma amada
eu te amooooooooooo
hehehehe to louca de sauades!!!
as fotos estao lindas, q sonho ir nesses lugares.... quero mto tb heheehheheeh mta luz ae erma pra ti e pro agusto!!!! c cuidem, te amooooo!!!

Unknown disse...

Po, dei uma certa invejada nesse tour de vocês com cerveja gratuita, rs.

SentimentalModaSoul disse...

´Porque parou?Parou porque? Zális, pq parou de me enviar e-miails? a beta tava aqui em casa, vi que mandaste pra ela, e pra Rafa, esqueceu de mim é? Ta certo que tenho estado meio ausente,estive doente! Tive uma infeccção no intestino punk, que ja estava me afetando o apêndice e as trompas, daí me operei.Mas ta tudo certo agora! morro de saudades tuas e adoro receber notícias de ti! estou acompanhndo a viagem, e me entusiasmando pra fazer uma também.Não perco nenhuma aventura tua,por aqui e por outros lugares vejo que o mundo é muito grande, e que podemos ser felizes em diferentes maneiras com diversas pessoas e lugares.Muito legal, muito inspiradora essa viagem! me escreve Zális, quero saber de ti! saudades, beijo de quem te adora muito Luia

Hey Augusto & Aline,
I met you in the hostel in Tokyo.
Made it back to Boston safely, Hope you are enjoying/enjoyed Kyoto. Good luck on the next leg of your world tour!