domingo, 13 de abril de 2008

Entre Cangurus e Corais - Austrália

A Gold Coast é assim chamada por ser uma grande faixa de areias douradas por onde estão distribuídas praias para todos os gostos. São mais de 30 quilômetros, logo no início do estado de Queensland, mais ou menos no centro da costa leste da Austrália. A principal cidade (a mais famosa pelo menos ) é Surfers Paradaise.
Com esse nome já dá pra imaginar o que se vai encontrar por aqui...mas não é só isso, não tem como ficar indiferente aos inúmeros prédios gigantes, badalação e infraestrutura desse lugar, que na verdade destoa das suas praias vizinhas, mas talvez seja esse mesmo o objetivo. Passar por aqui dá a impressão de estar numa verdadeira colônia de férias mundial (da Europa principalmente). São vários jovens viajando, parando um tempo aqui e ali para trabalhar, juntar uma grana e seguir viagem. Resumindo: quase todos os lugares, especialmente os albergues são uma bagunça. Por duas vezes em um só dia, ao chegarmos ao hostel, tinha outra pessoa já instalada na cama do Preto. “No problem”, sem esquentar a cabeça tudo se resolve, a final o clima aqui é sempre de festa.

As meninas mais cobiçadas são as suecas e finlandesas, por todo lado que se olha elas estão aos montes, loiras, altas, lindas e maravilhoras, sempre com a maquiagem e o topete impecáveis. Das mulheres brasileiras aqui eles só sabem uma coisa: the brazilian wax (depilação brasileira). Por todos os salões de beleza e banheiros públicos há placas com propagandas cobrando um preço bem gordo para tirar tudo, isso mesmo, tudo! Portanto, sempre quando perguntavam: De onde vocês são? E nós respondíamos do Brasil. Oh, the brazilian wax, uma risadinha era inevitável e por aí vai.
Na nossa opinião o sul da Goald Coast é mais bonito, tranqüilo e com ondas até melhores que em Surfers Paradaise. As praias de Broadbeach, Miami, Palm Beach, são mais tranqüilas e com uma orla bem convidativa para uma caminhada e com aparelhos para quem curte malhar. Já Burleigh Heads, Coolangata e Snapper Rocks essas sim podem ser chamadas de paraíso dos surfistas. Para o pessoal do surf essa região é famosa por ter ondas que quebram perfeitas acompanhando a linha das baías por mais de 1 km de extensão nos seus melhores dias. O Preto finalmente pegou umas ondas...o mar estava pequeno, mas as ondas lisas e longas de água transparentes fizeram a alegria do dia. Nas fotos, Snapper Rocks.

De lá para Brisbaine, a terceira maior cidade da Austrália. Nossa parada aqui foi para conhecer os bichos australianos. Já que não foi possível ir mais para o oeste e vê-los nos seus ambientes naturais escolhemos o lugar que nos parecia melhor e onde poderíamos ver vários de uma só vez. O Austrália Zôo é um lugar com muito espaço, sem jaulas onde os animais tem mais liberdade em ambientes naturais recriados.
Tem a parte que dá medo, com diversos crocodilos e cobras, entre elas a mais venenosa do mundo; tem a parte exótica com os equidnas primos dos ornitorincos e as aves casswaries; tem a parte com várias espécies de cangurus, que ficam soltos pedindo carinho, os sonolentos coalas e seus parentes que vivem no solo os wombats. Escolhemos essa foto por ser um momento raro, um coala se movimentando. A energia que falta num sobra no outro, é tão difícil o diabo da Tasmânia ficar quieto que foi difícil até fotografar. Foi um dia incrível, dá vontade de ficar por lá ou de levar pelo menos um coala e um canguruzinho, a final tem tantos...brincadeira.

Em Brisbane ficamos hospedados na casa do Frank, Scott e seu cachorro Jackson.
Os caras são do bem, mas estão aposentados e ficam o dia inteiro em casa fumando cigarro. A casa da fumaça, fomos literalmente defumados e tivemos que sair para respirar um ar puro. Ao passear pela cidade descobrimos uma praia artificial com areia branquinha e até salva vidas, o Preto que não estava esperando por essa ocasião tratou de se adaptar, onde já se viu um oceanólogo que não está sempre pronto para encarar uma praia?

Nossa próxima parada foi em Hervey Bay, onde pegaríamos um barco para Fraiser Island, que é uma das maiores, se não a maior ilha de areia do mundo. O preço era alto e o tempo não colaborou, portanto decidimos seguir viagem para Arlie Beach, uma cidadezinha na Costa de onde saem barcos para WithSundays Islands, um arquipélago conhecido por ser um dos lugares mais bonitos da Austrália.
Em nosso barco conhecemos um casal inglês que está dando uma volta ao mundo como a nossa, a diferença é que eles já estão nos 60. Também havia um casal de uma francesa e um sul africano que agora vivem e Sydney com dois bebês e já fizeram uma viagem assim há cerca de três anos. Foi ótimo, três gerações de volta ao mundo, muita troca de experiências e incentivo. Para quem olha de fora parece uma maravilha, um bom tempo só viajando, aproveitando e conhecendo coisas novas...só quem vive sabe que não é fácil estar longe de casa, cada dia trocar de lugar caminhando muito com quase 20 quilos nas costas, chegar e não saber o que te espera, e as vezes as coisas não saem como você gostaria, estar sempre na luta para achar o jeito mais barato de fazer tudo, pesquisar muito, caminhar muito, espremer até a última gota de energia e quando deitar a cabeça no travesseiro de mais um lugar estranho pensar, esse é o melhor tempo da minha vida!!!
Bem, em relação ao lugar, WithSundays é inacreditavelmente lindo. Não tem nem como descrever as montanhas circulando uma enseada com bancos de areia que formam uma praia chamada White Heaven, por que será? O dia teve direito também a um snorkel em que tínhamos que usar uma roupa no mínimo engraçada para nos proteger das temidas águas vivas, porque pra tubarão australiano ainda não tem roupa protetora. Dessa vez nenhum dos dois nos atacou, ainda bem.

Agora só restava Cairns, uma cidade já ao norte da Austrália para completar nosso roteiro. A cidade é um dos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais e a partir daqui não é recomendado pra não dizer proibido se aproximar do mar e dos rios para não correr o risco de ser devorado por algum crocodilo faminto. É, a região norte da Austrália tem mais essa peculiaridade, os maiores crocodilos do mundo, que não querem saber se você é um turista brasileiro encantado com as belezas australianas que estava ali somente de passagem.
Em Cairns tiramos um dia para mergulhar na famosa Grande Barreira de Corais, uma das sete maravilhas naturais, considerada a maior estrutura de organismos vivos do mundo. Em termos de biodiversidade ela é a Floresta Amazônica dos mares, formada por corais das mais lindas cores e formas. Por enquanto estamos mais que satisfeitos de vê-la de baixo d’água, da próxima vez pode ser do espaço.
Aqui também finalmente tivemos um pouco mais de contato com os aborígenes. São vários na cidade e em especial quando anoitece eles saem às ruas em grandes grupos que não se misturam muito com os demais e falam seu próprio idioma. Não tivemos uma boa oportunidade de conversar com algum deles, uma pena, porque seria bom conhecer um pouco mais da sua cultura e estilo de vida.
Em nosso último dia na Austrália decidimos fazer coisas separados, a final já estávamos a tanto tempo juntos que começamos a pensar um com a cabeça do outro, as dúvidas eram as mesmas, resolvemos experimentar e vamos registrar aqui individualmente nosso último dia na Oceania.

O último dia na Austrália por Aline: Enquanto o Preto foi resolver algumas coisas na Internet aproveitei para conhecer o que faltava de Cairns. Havia conversado com algumas pessoas locais que me sugeriram uma trilha na encosta da montanha próxima ao jardim botânico da cidade. Demorei um pouco até achar o início, estava sozinha, de vez em quando passava alguma pessoa no sentido contrário.
A mata fechada, comecei a caminhar e logo escutei alguns barulhos suspeitos, passei por algumas regiões alagadas e avistei placas que indicavam rios e lagos de água doce e salgada. Comecei a suar frio pensando: o que mesmo que eu estou fazendo aqui sozinha? Engraçado, só dessa vez esqueci completamente dos coalas e cangurus, só conseguia pensar nos crocodilos e nas cobras mais venenosas do mundo. Me apavorei, no próximo barulho que escutei dei meia volta e saí de lá o mais rápido que pude. Só fiquei mais tranqüila quando já perto da cidade vi um pato na margem de um lago, se tivesse algum crocodilo por ali, não ia deixar assim barato.
Já no aeroporto fiquei tirando onda da cara do Preto porque toda vez que ele passava pelo detector de metais ele apitava, teve que voltar várias vezes e até tirar o sapato. Daí chegaram dois funcionários me abordando, dizendo que eu havia sido selecionada pra ser revistada pela seguraça em busca de explosivos. Que eu poderia ter que ser examinada em uma sala privada e se me negasse não poderia embarcar. Como fiquei de boa foi só uma revistadinha básica e pronto. Mas foi o suficiente pra eu ficar quieta.
Agora era hora de fazer o balanço final da nossa passagem pela Austrália. Com certeza vimos somente uma pequena amostra desse país, mas o que podemos dizer é que a costa leste é muito bonita, com coisas imperdíveis de se fazer, mas que a exploração do turismo nessa região é um pouco demasiada. A sensação pode ser de ficar sufocado com tanto enfoque ao turismo e com os preços de tudo por aqui. A impressão que dá é que só falta pagar para respirar. Tem que saber administrar bem, cortar algumas coisas pra curtir outras, mas conseguimos nos sair bem. Essa primeira parte da viagem, que incluiu Chile, Ilha de Páscoa, Nova Zelândia e Austrália com certeza foi uma das mais caras, mas dá pra se organizar e fazer muitas coisas sem gastar tanto.

Agora vamos embarcar numa outra etapa, a Ásia, pela qual estamos esperando ansiosos. Os preços nesse continente (com exceção do Japão) são bem menores, a cultura extremamente diferente, e nossas expectativas são as melhores possíveis. Lá vamos nós. Rumo a Tokyo!

20 comentários:

Anônimo disse...

Gente, tenho acompanhado a trip d vcs por aqui. Muito legal!! Estou louca para saber como está sendo na ásia, mas vcs vão mesmo a China e Tibet agora???? Com todo loqueteio q está acontecendo lá? Se cuidem malucos!!! Bj

Unknown disse...

amigos, que bellas imagenes, como les dije estoy viajando gracias a su blog. un abrazo , cuidense y sigan disfrutando su viaje.

felix

António Rebordão disse...

Olá,

"As meninas mais cobiçadas são as suecas e finlandesas, por todo lado que se olha elas estão aos montes, loiras, altas, lindas e maravilhoras, sempre com a maquiagem e o topete impecáveis". Finlandesas altas ou loiras só se for na Austrália pois na Finlândia é difícil ve-las, pelo menos durante o ano em que lá vivi.

Estive alguns dos sítios que vocês falam na Austrália e detestei Surfers Paradise, é precisamente o sitio a evitar. Cidade de plástico, preços altos e pouco mais além de praia e festa embora o Hinterland seja catita. Snapper Rocks e Burleigh Heads são muito melhores. Hervey Bay é encantadora!

Vivo em Róquio, escrevam-me para combinarmos uma saída para um Sushi. info AT rebordao PONTO net

Abraços e continuação de boa viagem

António

Anônimo disse...

Oie, que massa que está a viagem, e sei como é cansativa as vezes tb,mas vamos lá energia que tem muita coisa pela frente!!!
E quanto a "the brasilian wax" ahaha aqui na europa tb falam nisso e é caríssimo,heheh!!
Boa sorte nesta nova etapa da viagem curtam muiiito, a minha está chegando ao fim na quarta feira mas estou muito feliz em voltar p casa, beijos c saudades!!

Anônimo disse...

Oi amigos!!! Q ótimo a viagem não?! E mais legal ainda está por vir...Ásia...aiuaui!!! Tentei achar umas paradas q tenho em japonês para ajudar...mas na mudança...ainda não achei! Se cuidem por lá, viram?! Tem muita gente maluca no "momento turbulento atual"! Divirtam-se! É muito bom vê-los felizes e FORÇA pela frente! Abração, Claudinha.

Unknown disse...

Grande Augusto!!!
O blog está fera demais!
Pra alegrar sua viagem mais um pouco te mando o link do youtube com uma compilação dos melhores momentos daquela reunião da família em Caldas Novas, 2007.
http://www.youtube.com/watch?v=yvzUDh-vmq0

Abração!!!

Tiago Lara

.Kel. disse...

O blog de vcs está show! Vou continuar acompanhando essa viagem maravilhosa. Continuem escrevendo com esse carinho todo, contando cada detalhe :) Boa viagem!!!

Anônimo disse...

Oi, Aline
Estou achando lindo o blogg de vocês, tenho acompanhado sempre, as fotos são lindas, cada detalhe, muito legal mesmo. Desejo à vocês uma ótima viagem, curtam bastante, tudo de bom.
Sou a Cátia, contadora da tua mãe.
Bjs

Anônimo disse...

wTá doido, Tiago!
Não conheço aqueles caras heheheheh.
Igual o Henrique fala sempre, família a gente não escolhe!

Anônimo disse...

Antonio
se você quer mesmo conhecer as finlandesas maravilhosas de quem falamos é só vltar para a Finlândia. nesse momento as várias que conhecemos na Austrália já devem estar de volta em seu país. Inclusive a menina que estava dividindo o beliche com a Aline em Surfers Paradaise. Uma das mulheres mais bonitas e simpáticas que conhecemos na Viagem.
Aline e Augusto

Anônimo disse...

Oi Cátia.Que legal que você está participando do nossa viagem, além disso obrigado pela forçaque você está dando para organizar as coisas por aí. Um grande abraço.
Aline

Unknown disse...

Ola !!!Legal essa sua Trip ,Sempre q eu tiver um tempinho vou esta acompanhado seus Posts ......enfim ,qdo vcs vim aqui no Japão ,na Região de Tokio ....se vcs precisarem de um guia ,é só avisar ,ok ?
Meu email : fyukio2@hotmail.com
ou , thedharmabum1984poe@ezweb.ne.jp .
See Ya !!!

Anônimo disse...

Estamos aqui, eu, Tiago(bob) e meu pai. Estamos comentanto sobresua viagem. Meu pai tentou mandar alguns comentários sobre a sua estada na Ilha da Páscoa. Inclusive ele achou que você tem grande potencial para ser modelo de MOAL!
Quanto ao Japão, atualize e conte mais sua programação pois meu pai teria alguns comentários sobre sua permanência nesse país.
O Bob está querendo que voce imprima alguma foto dele para mostar para as japinhas. Diz ele, que isso vai te abrir muitas portas...
Abraço.
Danilo

Unknown disse...

Que lindas as fotos! Saudade gigantesca!! Muito bom "vê-los". Beijos

Anônimo disse...

Augusto & Aline,
Maravilha de viagem...
Fiquei curioso para ver as fotos da Grande Barreira de Corais...
Continuo em qap na próxima parada (Japão).
Boa viagem e se cuidem...
Big abraço,
Thiers

Unknown disse...

Aline o blog de vcs é uma viagem fotografica seguida de uma literaria. Muito Bacana e Inspirador!! Nas fotos da australia fiquei aqui com muita saudade!!!! Da-lhé Gold Cost. Suerte. bj

Carlos Teixeira - Horacio disse...

Preto/ Aline;

Espero que vcs tenham gostado da Australia e q as dicas tenham servido para algo. Pena q. nao colaram por aqui (nao tem nada de muito bom para fazer aqui mesmo) e pena maior eh que nao pudemos subir para encontrar vcs (uma visita a barreira de corais eh sempre boa!). Do resto aproveitem muito a Asia que tem um monte de lugar bom e barato para se ver! Continuem postando e depois me mandem dicas do q devo ver! Abracos

Horacio

Anônimo disse...

Ae Horácio. Curtimos bastante lá.
Quando der a gente se encontra em outro lugar. Abraçao.

Anônimo disse...

AQUALINE
&
AlINE LENNON
#

MASSA!!!! :)

Pensamentos, músicas e algo mais disse...

Eu não sei para onde eu vou, sei que o Augusto tem ido. Parabéns pra vcs 2, se cuidem. Ao vivo é bem melhor do que por foto. Talvez qdo vcs voltarem a Brasília, eu já os receba em minha residência própria. Sem inveja de vcs, mas com admiração! Continuem com força nos momentos mais difíceis, é isso o que diferencia os que sobrevivem! Abraços pra vcs!
Ricardo Souza, Octogonal 5, Brasília, Brasil.