quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Separados no Reino Unido

Dizem que muita gente que vem pra Europa esperando ver arquitetura medieval acaba se decepcionando. A final é difícil achar grandes obras que tenham permanecido intactas depois das duas grandes guerras mundiais que bombardearam praticamente todo o continente. No entanto existe uma unanimidade, Edimburgo é sem dúvida uma das cidades mais bonitas e uma das que melhor preserva a atmosfera de Idade Média em toda a Europa. A capital da Escócia não é a maior cidade do país (perde para Glasgow) e não tem cara de cidade grande ou centro comercial. É praticamente toda construída em pedra e tem o castelo de Edimburgo super-imponente ao centro.


Cheguei lá sozinha depois de uma noite inteira mal dormida dentro de um ônibus da Megabus, barato se comprado com antecedência, mas muito desconfortável, estilo 90 graus total. Fui recebida pelos meus couchsurfers e parti para meu primeiro dia de viajante solitária. Nas nossas andanças mundo a fora eu e o Preto sempre que conhecíamos alguém viajando sozinho comentávamos que deveria ser muito difícil.

Se viajar junto já é difícil, a carga de trabalho com planejamento, pesquisa, bagagem, comunicação já é pesada se for dividida, imagina a pessoa estando sozinha...mas isso ainda vá lá, o que pega realmente é a questão dos vínculos.

Numa viagem corrida como a nossa, com poucos dias em cada lugar, a maior parte dos vínculos são fugazes. Conhece-se muita gente, mas muita gente de passagem. Isso pode até parecer interessante quando tudo que se quer são umas boas férias do trabalho ou do dia–a-dia, mas com certeza não por meses a fio. Faz falta intimidade, conhecer alguém de verdade. Por essas e por outras que um dia sozinha em Edimburgo pra mim foi suficiente. Passear pela cidade, fazer a trilha que sobe o Arthurs Seat, conhecer o Castelo, o museu e finalizar com um lindo por do sol com a vista de toda a cidade.

No segundo dia me juntei com os novos hóspedes recém chegados à casa onde eu estava e fomos juntos conhecer Stirling, uma cidadezinha cerca de uma hora de Edimburgo.

Na teoria é difícil separar a Inglaterra da Escócia. Na vinda pra cá não passei por nenhuma aduana, a moeda corrente continua sendo a libra, mas na prática são dois países bem diferentes. As roupas, os costumes, o sotaque e tudo isso com uma idéia bem clara de patriotismo, bastante evidente em Stirling. Quem não viu Coração Valente?

Então, Stirling é uma das cidades mais importantes na história da independência escocesa, ali debaixo daquela ponte que aparece pequenininha na foto que aconteceu uma das grandes vitórias das tropas escocesas sobre as inglesas, sob o comando de quem? Do William Wallace é claro. A cidade é “escocesamente” linda. Toda de pedra também, com um dos castelos ditos dos mais bonitos do país construído no alto de um vulcão extinto.


Pé na estrada novamente rumo ao norte, às encantadas se não mitológicas Highlands (terras altas), como é chamada a região das montanhas escocesas. Novamente digna de longa-metragem, um só não, uma série. E assim me diverti solitária novamente, achando que estava no Highlander, pra entrar no clima já achei um albergue apropriado, cantei bastante a musiquinha do Queen “Who wants to live forever?”, mas não teve jeito, não vi nenhum ser imortal. Acho que foi meio falta de sorte porque minha visita ao Lago Ness também não foi muito produtiva.
Vi as montanhas, vi o castelo, vi o lago, fiquei até um certo tempo atenta e contemplativa e nada de Monstro do Lago Ness, só esse falcatrua mesmo. No final das contas deixei Inverness e voltei pra Londres sem ter visto nenhuma criatura lendária, as montanhas não são assim tão altas como diz o nome, mas a região tem um clima muito especial. Eu não tive tempo e além disso estava sozinha, mas conheci alguns viajantes fazendo trilhas de alguns dias passando por diversas destilarias locais, acho que é uma boa dica e quem sabe da próxima vez?


Enquanto isso...

Aline passeando pelas terras de Highlander e Coração Valente e eu (Augusto) acabei ficando em Londres pra fazer um dinheiro que ia ajudar no decorrer da viagem. Os planos iniciais eram de passar um mês na Inglaterra, 3 semanas juntando dinheiro e 1 semana só viajando, mas com os adiamentos das datas na África do Sul tive que mudar os planos e a semana de viagem acabou indo pro saco.

Na real foi legal, pois deu pra dar uma descansada no ritmo alucinado que vínhamos viajando e pra conhecer cada cantinho da capital inglesa. Com a ajuda do Diego, no final da primeira semana eu já estava trabalhando no Swan, bar do Shakespeare’s Globe, uma réplica do teatro de Shakespeare na beira do Thames.

Foram duas semanas e meia que passaram voando com a correria louca atrás do balcão e me divertindo com toda a equipe do bar enchendo a cara da high society londrina de vinho, champanhe, cerveja e caipirinha.

Depois de horas de bar havia um grande problema. A jornada de volta pra casa...cansado e sozinho fazia todas as madrugadas o mesmo trajeto, passando pela Millenium Bridge com a parada clássica para ver o visual do Thames e Catedral de St. Paul ao som dos “passarinhos”, pegava dois ônibus um pra praça central Trafalgar Square e outro até a estação mais próxima de casa e pra fechar quase uma hora e meia, mais uma caminhada até o flat que a gente dividia com mais 5 guris.

Pelo menos Londres é uma cidade muito segura e que funciona 24 horas e andar tranquilamente pelas ruas ou pegar um ônibus na madrugada é como se estivesse de dia. Em que outro lugar a praça central fica lotada às 3 horas da madruga com o pessoal fazendo fila pra pegar o ônibus?
No outro dia, quando acordava, já era hora do almoço. Então a rotina era acordar, arrumar algo pra comer e sair perambulando pela cidade procurando as figuras nos meio da multidão e os melhores os lugares para fazer uma foto, passar mais tempo e olhando com calma os museus, acertar situação nos consulados dos próximos destinos e quando olhava no relógio já tava na hora de voltar pro Swan.

Durante esse tempo andei bastante, conheci bastante, arrumei tempo para assistir ao La Clique, mas tudo sempre sozinho sentindo a falta da companhia que dividiu comigo todos os momentos até então e que dessa vez estava longe em terras de heróis e monstros lendários. No fim tudo valeu. O tempo em Londres foi legal pra viver um pouco como os milhares de estrangeiros que procuram essa capital do mundo pra visitar os amigos, treinar o inglês, pelo dinheiro, sua diversidade e diversão.

Pessoal, quem tiver qualquer dica ou contato para Europa essa é a hora de nos avisar. Estamos começando nossa temporada européia. Valeu!

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi queridos!!
adorei este post, ficou interessante de ler!! Vc sào muito criativos!!
beijos e da-lhe Europaaaaaa,hehehe
A minha dica era p vc conhecerem praga que eu amei, mas já sei que vão então... boa viagem!! beijos

Mari Mendoza disse...

Ahh gente, olhando esse post fiquei ainda mais ansiosa para fevereiro! Vou passar 40 dias viajando na Europa e um dos meus destinos é a Escócia! Aline, pena que quando li teu blog já era tarde, pois minha prima mora em Edimburgh e eu poderia ter te dado o contato dela. Quais são os próximos destinos? Outra coisa, ia pedir que vocês divulgassem, sempre que possível, os custos dos passeios. Passagens de trem/avião/ônibus, albergue, alimentação... Essas informações seriam bem úteis para quem está pensando em ir pra Europa, como eu! Com essa crise econômica, já não sei se as informações que acho na internet sobre preços ainda conferem. Brigadão e curtam bastante!! Beijos

Anônimo disse...

Bah...sonhei com vcs... passeando pela rua encontrei vcs e me espantei: como Aline! nem me avisasse q já estavas aki! rsrsr E o Augusto dizia: ah...agora lembro de ti, era tu q escrevia pra gente! rsrsrs Corri para o computa para vê-los então... e queridos, parabéns pela coragem e força de estarem juntos e vivenciarem uma "estada" sozinha agora! Se cuidem... infelizmente não conheço "as Europas" para ajudar com dicas... torço por vcs!!!
Bjks e saudades, Claudinha.
O Ed manda um abração!!!

Augusto Cavalcanti e Aline Grill disse...

Oi Mari, como vc tá indo pra Europa sugiro comprar um guia legal pra voce começar a planejar a viagem e escolher os lugares que vai visitar, a gente tá usando o Lonely Planet - Europe on a Shoestring - bem geralzão, mas com dicas essenciais sobre deslocamento dos aeroportos e rodoviarias para cidades, um pouco de historia e costumes locais, além de dicas especiais para cada canto. É bom saber mais ou menos o que você vai encontrar em cada cidade pois otimiza tempo e dinheiro. A gente vai comprar um passe de onibus que dá direito de uso livre por 30 dias entre as principais cidades européias, ele custa 300 euros(http://www.eurolines-pass.com/index.php?id=110). Se você tiver com um pouco mais de grana vale comprar o passe de trem (http://www.raileurope.com/rail-tickets-passes/eurail-global-pass/discounts-and-pricing.html#saver), que além de ser mais rápido é mais versátil e tem mais pontos de parada. Aviao pode sair bem barato se comprado com antecedencia, procure o site da Easy Jet ou Ryan Air mas fique sempre atenta com as taxas de embarque que podem encarecer bastante aquela passgem baratinha.
Albergues ficam entre 20 euros por pessoa em quarto misto "dorm bed"(www.hostelworld.com). E alimentaçao depende muito dos seu requisitos e se voce vai fazer comida no albergue, mas uma refeiçao em lugar simples deve sair por volta de 8 euros.
Para visitar os lugares turisticos vale a pena planejar o dia da visita, pois alguns dão descontos e até mesmo são gratuitos em alguns dias do mês. Mas para uma visita normal o custo é de aproximandamente 8 euros. É tchê, a Europa é cara! Mas tem como driblar muito dos gastos como por exemplo escolher bem os lugares que vai pagar entrada, viajar de noite economiza estatia, comer na rua em lugares que tem alta movimentaçao de pessoas locais. E principalmente o Couch Surfing (www.couchsurfing.com), ficando hospedada na casa das pessoas e não tendo gastos com acomodaçao.
No mais se tier mais dúvidas vai perguntanto.
Beijão,
Aline e Augusto

Anônimo disse...

Oi Claudinha e Camila. Ainda não chegamos não, ma não falta muito...obrigada por estarem sempre nos acompanhando e nos dando força aqui pelo blog. Ainda vão alguns posts sobre o Oriente Médio e logo logo Europa com direito a Praga e muito mais. Beijos!!

Anônimo disse...

Oi gente,
tudo bom??
Vcs n fazem idéia de qm eu sou, mas eu já me sinto super íntima de vcs.. Sou amiga da Dani Carvalho, namorado do Flávio, os dois de Bagé.
Bom, primeiro qria dizer q acompanhar a viagem de vcs é muito bom!! Vcs estao passando por lugares incríveis e dá p sentir, só pelo texto, um amadurecimento conforme a viagem prossegue. Parabéns pela viagem e pela coragem de terem ido atrás do sonho de vcs!
Bom, como vcs pediram dicas de europa... Tenho uma amiga que está morando em Lion, França, se qserem um ombro brasileiro qdo passarem por lá o email dela é juconterno@gmail.com (n sei se vcs tem orkut, mas segue o profile http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=2802942486358578206). Tb tenho um amigo mt qrido fazendo um tour parecido com o de vcs, q deve tá pelo leste europeu agora...o email dele é rhlobo@gmail.com e o orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4611367826947023762...
Se tiverem a fim de companhia entrem em contato c eles!

Anônimo disse...

Oi Lígia! Valeu pelas dicas hein, e por nos acompanhar também! Um abraço e nos vemos aqui ou em Bagé!!

Anônimo disse...

Oi gente!!!
Não conheço nada da Europa, por isso não tenho dicas para dar! Mas na real a coisa mais importante é o q vcs já sabem e fazem: estão sempre aberto ao novo! Bj gde para vcs!!!

Cláudia Acourt disse...

Olà, cheguei hoje no blog de vcs e estou lendo desde a primeira viagem. Adorei a iniciativa e breve irei fazer o mesmo, porem sozinha :(
Estou morando na Italia e, se fizer parte do itineràrio de vcs gostaria de dar uma dica sobre albergue. Usei a estrutura do Plus Villages http://www.plusvillages.com/index em Firenze. Gostei muito. Ah ... e vinda para a Bota, recomendo muito Roma, Verona e qualquer cidade da regiao da Toscana.

Bem, vou continuar acompanhando vcs e ja estao nos meus favoritos.

Boa viagem

Anônimo disse...

Oi Claudia!!
Bem-vinda ao nosso blog!!
Qualquer dúvida antes de sair por esse mundo é só perguntar.
Aline e Augusto

.Kel. disse...

Olá! Sempre que posso dou uma passadinha no blog para ver onde andam :) Eu agora virei "européia", moro em Braga, Portugal, mas com meu atual ritmo de aulas não tive ainda tempo ( e nem dinehiro) para viajar. Não sei quando chegam a Portugal, mas dos lugares que visitei por aqui, vocês tem que visitar Aveiro ;) até dá pra matar a saudade do vento do Cassinão!! Minha cidade fica 50 km do Porto, se quiserem passar por aqui, serão bem-vindos!!

beijos e bom passeio!!

Anônimo disse...

Oi Kel, valeu pelas dicas epelo convite. A gente ainda não sabe se vamos passar por Portugal, mas se decidirmos que sim a gente te visa!
Um acração!

Anônimo disse...

ola achei o blog d vcs no mochileiro.com
esta mto bom mesmo, estou no japao a 2 anos e pretendo voltar para o brasil no final do ano passando pelos paises asiaticos e europa, parabens pelo blog!!!! grd abraço !!!
tomita