domingo, 4 de maio de 2008

BIC - Because it's China

Depois de todo esse tempo censurados na China estamos de volta. É, eles bem que tentaram, mas não conseguiram nos calar. Governo ditatorial de hoje em dia é assim, fiscaliza até internet e nessas o nosso blog foi bloqueado e só conseguimos atualizar agora.

Bem, é por essas e por outras que logo nos primeiros dias aprendemos a resposta para quase todas as perguntas que se possa fazer sobre a China. E acreditem, em pouco tempo elas serão muitas. BIC, Because It’s China (porque é a China). Essa é a resposta usada pelos estrangeiros que moram aqui, porque aqui é assim e aqui tudo pode acontecer.

Começando por Beijing, a nossa primeira parada. A cidade é enorme, ampla, cheia de grandes avenidas e uma verdadeira fábrica de prédios com um design super-moderno. Com certeza o lugar mais poluído onde já estivemos. O negócio é tão punk que é raro ver o sol durante o dia.

Com a proximidade das Olimpíadas está tudo em obra, metrô, calçamento e pontos turísticos, o que colabora com a péssima qualidade do ar e com o barulho ensurdecedor, eta povinho barulhento. É buzina, é grito, é escarrada no chão toda hora. Não é a toa que as primeiras palavras que aprendemos foram xièxie (obrigado), para não fazer feio e fúwù yuán (garçonete) de tanto ouvir eles gritando nos restaurantes.

É gente, mas é tanta gente pra tudo que é lado que dá até medo. Entrar no metrô é uma luta, dá a impressão de se estar disputando lugar com um bilhão de pessoas, disputando mesmo, porque é empurrão, e correria sempre, fila não existe. É difícil estabelecer algum relacionamento mais profundo com alguém porque na maioria das vezes percebemos uma atitude bastante egoísta. Informação é outra coisa rara de se conseguir, atenção então nem se fala. Mas isso é generalizando, também conhecemos pessoas chinesas muito legais.

Em Beijing o trajeto clássico inclui a Cidade Proibida que foi o palácio de duas dinastias e permaneceu fechado por muito tempo. Atualmente tem uma foto enorme do Mao Tze Thung na frente. O palácio é muito bonito e grande, uma verdadeira cidade murada. Não é barato para entrar lá, no entanto todas as coisas estão cobertas por tanto pó que parece que um espanador não passa por ali desde os tempos que a cidade era proibida. Por quê? BIC.

Outra parada obrigatória é o Summer Palace, Palácio Imperial de Verão. Era tão quente na cidade que a nobreza se mudava para lá durante as férias, e já que não tinha lago pra a imperatriz se banhar fizeram um lago especialmente pra ela. Esse palácio é ainda maior e mais lindo que o outro, cheio de detalhes, imperdível.


Tem também o Templo do Céu, nas redondezas da Cidade Proibida, onde a imperatriz ia orar e meditar. Outra estrutura digamos “modesta”. Na China é assim, quem pode pode.



Agora pobre de quem não pode. É só circular pelas quadras vizinhas para ter noção da realidade, mas não somente BIC. Por diversas vezes durante nossa passagem por aqui nos lembramos de um outro lugar aparentemente tão diferente e distante, mas que talvez passe por umas e outras semelhantes.

Em relação a situação atual,olimpíadas e coisa e tal, não poderia ser de outra forma que não contraditória. O governo está com a fiscalização acirrada, o Tibet totalmente fechado para estrangeiros, os estudantes de outros países que moram no aqui talvez não tenham seus vistos renovados durante os jogos e possivelmente tenham que deixar a China. E por que tudo isso? BIC.

Pra esfriar a cabeça só mesmo saindo para ver os mercados chineses, dentre eles o famoso Mercado das Pérolas, entre tantos outros semelhantes. Andares e mais andares de tudo que se possa imaginar, pois hoje em dia praticamente tudo é made in China. Tudo original da China, naquele estilo né... desde tênis passando por eletrônicos, até pérolas falsificadas. O preço que de início é alto acaba saindo em média 10 vezes menor depois da pechincha. Acho que fomos as únicas pessoas que já entraram ali e saíram de mãos abanando, mas valeu só pra ver a loucura que é.

Entrando no tópico de hábitos diferentes para não dizer bizarros (dependendo do ponto de vista). Legal é sair de casa em Beijing e escolher um meio de transporte alternativo, devido as já citadas dificuldades do metrô. Se você está pensando em ônibus ou táxi você precisa renovar os seus conceitos. No quesito veículos o que não falta por aqui é criatividade.

Continuar com uma breve caminhada observando as pessoas locais no seu cotidiano. Quando finalmente avistar alguém carregando uma cabeça de bode no meio da cidade, não se assuste, BIC. É sinal que a comida esta perto, já era hora, a final está me dando uma fome.

Nada como se deliciar com as iguarias locais, o Preto que o diga. Que tal um escorpiãozinho frito para o jantar? Se preferir pode encarar um gafanhoto, cigarra, bicho-da-seda, estrela-do-mar, cavalo marinho ou até mesmo um rato. E então, tá servido?

Mas nem tudo que se come por aqui é nesse estilo. Tem muita comida boa e barata. O prato mais famoso é o Pato de Beijing, que realmente é uma delícia. Fomos acompanhados do Jimmy, o coreano que nos hospedou nos primeiros dias e sua namorada. Esse valeu a pena.

Nos outros dias ficamos na casa do Filip, um cara da Sérvia que está estudando mandarim em Beijing. Rolou uma empatia forte, essa é outra coisa louca que acontece às vezes. Conhecer uma pessoa de um lugar tão distante, com uma história de vida totalmente diferente e ter certeza de ter feito uma grande amizade.

Através dele ficamos sabendo de outra peculiaridade chinesa, a questão dos números. Para eles o número 4 é relacionado ao azar, portanto eles o abominam. A coisa é tão séria que em vários prédios não têm o 4° andar. Em compensação 8 é o número da sorte, sendo assim eles planejam iniciar as Olimpíadas no dia 08/08/2008 às 8:08h. Dá pra acreditar?

Como não poderia deixar de ser antes de seguir viagem fomos visitar a Grande Muralha da China. Escolhemos um lugar menos badalado que Badaling, o pico mais famoso e lotado. Nossa passagem foi por Mùtiányù e valeu muito a pena.


É quase surreal ver aquele muro enorme passando por cima de montanhas muito altas e não enxergar o fim. Tem louco pra tudo nesse mundo, muita gente deve ter morrido pra conseguir construir uma coisa dessas, mas BIC.


No total ficamos quase uma semana em Beijing esperando o nosso visto para a Índia ficar pronto. Logo no início estávamos um pouco apreensivos e loucos para sair de lá em seguida. No final já estávamos mais acostumados com o ritmo da cidade e acabamos até gostando, principalmente devido às pessoas que conhecemos.


E acho que isso também é o que faz uma viagem como a nossa, não só os lugares por onde passamos, mas também as pessoas que encontramos e coisas que aprendemos em cada momento. Beijing que primeiramente nos assustou um pouco foi deixada com saudades. Nossa jornada segue rumo ao sul da China na tentativa de entrar no Tibet. Ninguém sabe o que nos aguarda.

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu já tava preocupada com o "desaparecimento" de vcs, mas agora está explicado: BIC! rsrs
Q a jornada continue apaixonante para vcs, e para nós q aki acompanhamos e sentimos tbém! Pô...agora estou ctgo e com a "viagens da Marfa", tenham dó suas malucas!!! rsrs
Bjãozãozão dos amigos Claudinha e Ed

Duda Grill disse...

oiiii familia!!! q linda e emocionante a viagem de vcs, estou sempre de olho e quero deixar registrada q conseguiram passar pra mim o entusiasmo no japao!!! q lindas fotos, q lindo tudo!!!! o japao deve ser incrivel mesmo... espero q continue dando tudo certo pra vcs.... mta luz!!!! se cudiem e aproveitem q estamos aki mandando mto amor!!!
mtos beijos duda!!!!

Mari Mendoza disse...

Gente, estou adorando o blog!! È quase como viajar ao redor do mundo sem sair de casa... Muito legal!! Continuem curtindo bastante essa aventura e compartilhando com a gente as curiosidades e maravilhas de cada lugar!! Boa viagem!! Beijos!

Marfa disse...

Meu dDEUSS!!! q surreal isso tudo!!! HAHAHA!!! aline! tu comeu algum espetinho?!!? eco ateh eu fiquei com nojo... Boa sorte aiii!!! Tomara que consigam entrar no tibet... se cuidem heim! :D :D Segunda dou adeus a gravata borboleta e o colete e comeco a pegar pesado mesmo aqui gente...todos os dias as 7:30... num cafe mto massa... o cara vai me deixar sozinha cuidando de tudo... meu cafeeeee!!!! sera q to morrendo de emocao??? beijooo!!!!

Unknown disse...

OIII!!!
Aqui é Renata Freire, amiga da Martha...!!

Gente, estou amando "viajar com vocês"!! Acompanho o blog diretooo, e me sinto viajando junto, tamanha riqueza de detalhes que vocês nos trazem! Adoroo!!!

Lindas histórias, lindas fotoss!!!

Aproveitem muitoo ai, e não deixem de compartilhar com agente a cultura de cada lugar, e suas aventurass!! hehe

Bjãooo...e Boa Viagemmm!!

RE

Anônimo disse...

Ei! tentem dar noticia o mais rápido possivel, que a galera aqui tá preocupada com esse lance do Terremoto!!Espero que esteja tudo bem!Valeu!

Alexandre ( Geologia) - Natal/RN

Toni disse...

Bahhh!!!! A China parece massa, pois deve ser muito engraçado ver aquela quantidade de gente gritando hahhahha, acho q me sentiria bem hahahha, fora a comida, não tem proteina melhor do que a de escorpião, fora os testiculos de cachorro que fiquei sabendo que tem muito ai hahahah, Saudades de vocês, Um beijão e Boa continuação da viagem....

Anônimo disse...

ei pessoal, deem noticias o qto antes pq ja tamos estressados c/esse lance de terremoto... Beijos Dede

Anônimo disse...

Jovens,
nao se preocupem. Ta tudo bem com a gente. Nos proximos posts vcs vao ver aonde estavamos e o que a gente tava fazendo quando houve o terremoto.

Anônimo disse...

Oi amigos.
Estamos vivos, desculpem a demora , mas estavamos incomunicaveis. Um beijo e logo logo mais noticias.
Aline

Unknown disse...

UFA!!! rsrs

Unknown disse...

Seus porra! Vocês sabem quanto tempo demora pra checar o blog de vcs todo dia na internet amazonense?
Que bom que vcs estão bem. Aproveitem e voltem com uma história humanitária para contar. Mãos à obra! Abraço.

Unknown disse...

SALUDOS AMIGOS, NO SABEN COMO ME ALEGRO DE VERLOS DISFRUTAR DE ESTE HERMOSO VIAJE POR TODO EL MUNDO.
UN SALUDO DESDE CHILE CON CARIÑO
FELIX