quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Primeira parada no paraíso

Iniciada a maratona de paraísos! Até que enfim! E não podia vir em melhor hora, para aliviar o peso dos cinco meses na estrada e a hostilidade vietnamita. O quinto mês de viagem para quem está fazendo grandes jornadas como a nossa é o mês em que bate o cansaço. É certeiro, não dá outra, é como aquelas coisas da vida que todo mundo passa, tipo a crise dos sete anos de casamento ou a crise dos trinta.

Conosco não foi diferente, durante nossa estadia no Vietnã houve momentos em que a gente caminhou quase se arrastando, e como se não bastasse o andamento normal das coisas o calor de matar colaborou para que a gente pensasse várias vezes antes de sair da cama para encarar um dia inteiro perambulando pra cima e pra baixo.

Mesmo sentindo um peso que antes a gente não sentia, uma preguiça arrebatadora, um desejo enorme de passar um fim de semana inteiro de pijamas sem sair do quarto só assistindo filmes a gente se manteve firme na nossa disciplina. No entanto sempre pensando no dia em que finalmente teríamos o nosso merecido descanso, as férias das nossas férias. A gente sabe que nos últimos tempos não atualizamos o blog com a mesma freqüência e riqueza de detalhes, mas não teve como. Nós somos humanos e estávamos literalmente perdidos nas ilhas da fantasia.

Quando se está numa cidade grande e chega a noite, principalmente se está frio a gente se recolhe e é hora de escrever o blog, fazer planos, contas...mas quando se está numa praia linda, com um dia perfeito ou uma noite estrelada e tudo é pertinho, barato e animado, não tem vez para o computador. A partir de agora prometemos voltar a cuidar do nosso blog, a final ele é uma das nossas maiores alegrias.

E como a gente sempre diz, cada um que entra aqui e nos deixa um recado, uma dica, uma pergunta, um comentário, um oi que seja está nos dando um baita incentivo para continuar. Então, nossos queridos amigos, família e viajantes virtuais, com vocês o sul da Tailândia.

Pegamos um vôo de Hanói para Bangkok, foi só o tempo de comprar uma câmera nova e se mandar para o nosso primeiro destino. Na costa leste da Tailândia ficam as famosas ilhas Koh Samui (a maior), Koh Pha-Ngan e Koh Tao (a menor). Hoje em dia a reputação de Koh Samui não é das melhores, o que se diz é que a prostituição e a bagunça de uma cidade grande fizeram a ilha perder muitos de seus encantos. Koh Pha-Ngan é conhecida pela Full Moon Party, uma festa gigantesca que acontece na beira da praia a cada lua cheia. Como a época em que chegamos não era essa, decidimos ir direto para Koh Tao, considerada a mais bonita entre elas. Uma pena, pois adoraríamos fazer uma festa dessas proporções.

Depois de uma noite de ônibus e horas e horas de barco, tivemos uma chegada não tão paradisíaca. Podres de cansados, sujos, famintos e vendo aquelas praias lindas a nossa volta, sem poder correr e se jogar na areia ou se atirar no mar.

Todas as hospedagens estavam lotadas, pelo menos aquelas acessíveis ao nosso bolso. Pagar uma grana por ar condicionado e chuveiro de água quente? Totalmente fora de cogitação para nós que estamos acostumados a dormir em sofá, vagão de trem e barraca furada.

Eu (Aline) fiquei umas duas horas cuidando das mochilas enquanto Preto foi em busca de um lugarzinho pra gente. Ao final a espera valeu a pena. Conseguimos um bangalô bem pertinho da praia e bem simples por 10 reais para cada. Até que enfim, prontos para desfrutar do paraíso. À noite saímos para comer umas comidinhas locais, a maioria dos hotéis tem esteiras e almofadas onde a galera se atira e fica, uma delícia. Rolam também umas fogueiras e shows de malabares, não é fraca a vida noturna na beira da praia.

Uma das atrações mais inusitadas é o show de transformistas que acontece todas as noites de graça no centro da ilha. Todo mundo vai ver as performances da Beyoncé, Kelly Mingnon, entre outras. Tinha um artista em especial que era muito feminino, eu cheguei a achar que era mulher, mas quando ele virou de lado o gogó o entregou. Com um gogó desses não tem Ronaldinho que se engane, só pode ser homem.

Koh Tao é realmente linda, em tailandês significa que ela tem forma de tartaruga. Além das areias branquinhas com rochas delimitando várias enseadas, a ilha é famosa por suas belezas do fundo do mar. É o lugar mais procurado para mergulho autônomo e snorkeling na Tailândia. Uma das enseadas se chama Shark Bay, por que será? O lugar é cheio de tubarões, quando chegamos lá falamos com algumas pessoas que haviam acabado de sair do mar e visto vários tubarões galha preta de até 2metros de comprimento. Alguém acha que eu entrei?

Não encostei nem meu pé na água. Agora o Preto pegou a máscara, nadadeira e snorkel, e mesmo louco de medo por estar sozinho, se lançou dentro d’água. Nadou muito, começou a chover e eu fiquei até preocupada porque ele não voltava, até que ele resolveu aparecer. Só que para minha surpresa e até alívio ele não viu nenhum tubarão. Provavelmente a única pessoa no mundo que já mergulhou naquela baía e não avistou o bicho.

Seguimos de motinho para Aow Leuk, outra ótima praia para snorkeling e no caminho uma baita subida pela qual não estávamos esperando surgiu na nossa frente. A moto empinou e por pouco não caímos de costas e nos demos mal. Momento tenso, com ela não aconteceu nada, mas eu saí com uma bela queimadura na panturrilha, pelo menos foi só isso. Em Aow Leuk me atrevi a entrar com o Preto e o snorkeling foi muito bonito, cheio de peixinhos coloridos, sépias, corais verdes e nenhum bicho com cara de mau, ainda bem.

Agora com certeza, o snorkeling mais legal que a gente fez foi no Japanese Garden, que fica numa ilha bem pequenininha próxima a Koh Tao chamada Koh Nangyuan (foto do nudibranquio cortesia do amigo espanhol Ignacio).

Na verdade são três formações ligadas entre si somente por uma estreita faixa de areia clara. Bonito demais de se ver, numa das baías é só entrar na água e logo nos primeiros metros já começam os tapetes de poliquetas de todas as cores e os peixes de todos os tipos que vão ficando maiores a medida que a profundidade aumenta.

O mergulho de cilindro é legal pela exuberante vida marinha, mas é lotado demais. Muita gente e muitas operadoras caindo nos mesmos lugares.
Foram 4 dias na ilha, entre um mergulho e outro mal deu tempo para descansar e dormir até mais tarde antes de arrumar as mochilas para partir novamente. Não dá pra negar o efeito que uma boa praia tem sobre as pessoas, a cor melhora, o humor melhora e até a gente melhorou um com o outro. Que bom, porque esse foi só o começo, muita sombra e água fresca ainda nos aguardam e dentre os paraísos Koh Tao foi apenas o primeiro.

13 comentários:

Unknown disse...

que bom amiga que vcs estão aproveitando, muito a viagem de vcs, que dues continue lhe abençoando.cada vez mais nós nos supreendemos,com as maravilhas que vcs falam dessa viagem.beijos e abraços

alexandrevieira84 disse...

Só quer registrar aqui que apesar de não postar muitos comentarios...
Acompanho fielmente essa trip!!
E já indique pra amigos que estão adorando o blog!!

Bjos e Abraços!!!

Alexandre-Natal(geologia)

Anônimo disse...

Oi gente!! Acabei lendo rapidinho o outro post pois tb ando na correria, mas já tava ansiosa para saber das praias maravilhosas... imagina eu rata d praia q sou.. tava curiosíssima e na real continuo, pois tô louca para saber da Indonésia tb!Descansem aproveitem e peguem um bronze!!!!! Cada visual q vcs devem estar curtindo, né? Bjão Nanda

Mari Mendoza disse...

E aí pessoal, qual é a próxima parada? Indonésia?! Gosto de ver como apesar de todos os empecilhos e cansaço, vocês seguem firme e fortes, cada vez mais dispostos para as novas aventuras e bem mais tolerantes aos problemas. Ahh, uma pergunta que surgiu agora: com que máquina vcs fotografavam, e qual estão usando agora? Pq a qualidade das fotos está ótima! Beijos!!

MoonLight disse...

muito bom!
descansem muito e divirtam-se.
é bom viajar com vocês!
Bjs de Luz*

Leonardo Rios disse...

bah...imagino um paraíso parecido com isso aí! Não cheguei a ir a Koh Pha-Ngan, mas lembro de ver foto em tudo que é escritório de turismo! A James Bond Island também! Mas não deu tempo de ir!
Quando vocês forem a Ko Phi Phi e Maya Bay (aonde fizeram o filme a Praia)...aí sim...foi o mais próximo do paraíso que já fui! ;) Phuket também é bala....a rua principal em Patong Beach é a Meca do bares de strip!
Muita Singha e fucking Tuk Tuks! Abraços e beijos!

Anônimo disse...

Oi espero que estejam bem ao ler este que eu e dada enviamos,muitas felicidades por mais uma primavera,está sendo maravilhoso poder acompanhar voces através destas reportagem e fotos maravilhosas beijos mil de Marciano e Amélia.marcianojose@brturbo.com.brq

Anônimo disse...

Eu d novo... vcscolocaram mais fotos agora né???? Aline, fala aí, aniver em Bali???????????? Deusulivre q delícia!!!! Bj bj

Anônimo disse...

Ahhhhhhhh que delícia este paraíso, aqui ta um frio horroroso, chuva,... E eu q nao tenho verão desde janeiro, to sedenta por uma praia, que como tu disse Aline, muda o humor né?!! Fico feliz por vcs estarem super bem, uhuhuh
Ai amiga o que foi teu comentário da panturrilha, te imaginei heheheh
Amanhã é o gde dia que continues sendo esta pessoa maravilhosa que és, te amo muito e estou morrendo de saudades!!VIVA O 7 DE SETEMBRO!!!
BEijãop vcs!!!
PS: acho engraçado que contam sobre este cansaço que vcs andam, que se arrastam e tal,mas continuam lindos na fotos hehehe

Anônimo disse...

Augusto,
estou emocionada com o seu blog. Adorei conhecer a Aline por ele. Fiquei com vontade de acelerar algumas coisas e viajar. Aproveitem!
beijos
Dadá

Anônimo disse...

Aeeee mano véio!! show as fotos e a viagem hein!! muito massa!! é o Sydney (Goiano)!!! po!! que bacana...tava falando com os mulek sobre vcs!! que bacana ! ficamos aq só vendo os relatos...torcendo por vcs!! Grande Abraçoooo!!

Anônimo disse...

Oi gente!! Valeu pelos comentarios, por continuarem nos acompanhando!! Conto do aniversario mais adiante, corro corro e nunca consigo colocar esse blog em dia. Indonesia so depois da Malasia. Vamo que vamo, beijo a todos!!
Aline

Anônimo disse...

E ai casal!!! Está ficando irado o blog!! E que Viagem, en?!!! Aproveitem ai por nós o restante da viagem e continuem relatando seus passos na volta ao mundo!
Abraços,
dudu